quarta-feira, 11 de julho de 2018


OS OLHOS DE LIA!

Ah, os olhos de Lia! 
Eram meigos e sem brilho, 
Só enxergavam desprezo e agonia.
Ah, os olhos de Lia!
Procuravam amor, 
Procuravam atenção, 
Procuravam afeto,
 Que ela imaginava, 
Que receberia.
Ah, os olhos de Lia!
Só viam Raquel, 
Só viam Jacó,
Só viam desprezo e agonia.
Ah, os olhos de Lia!
Expressavam carência, 
Expressavam insegurança, 
Expressavam inveja e melancolia.
Ah, os olhos de Lia!
Estavam turvos, 
Estavam enegrecidos, 
Estavam enevoados, 
Estavam embaciados,
Estavam vidrados, 
No amor,
Que Raquel, recebia.
Ah, os olhos de Lia!
Comparados ao de Raquel,
Sequer sobressaíam.
E esta era a questão,
A tal da comparação.
Lia só via Raquel,
Lia só via Jacó,
Lia se permitia, 
Se sentir inferior.
Seus olhos escamados,
 impossibilitados,
 a impediam de enxergar,
 a plenitude,
 das suas sete,
 gestações.
Ah, os olhos de Lia!
Se eles abrirem,
Se eles descamassem,
Se eles iluminassem,
Veriam cor,
Veriam luz,
Veriam brilho,
Em seu mundo, 
INCOLOR
Ah, os olhos de Lia!
Se eles abrirem,
Se eles descamassem,
Se eles iluminassem,
Veriam o
AMOR
De Deus Pai
Veriam o plano perfeito,
Veriam um projeto magnífico,
Veriam além do seu mundinho,
Veriam gerações,
Veriam sacerdotes e reis
Veriam a benção,
Veriam a prosperidade
Veriam 
JESUS
E ficariam em paz!
Ah, os olhos de Lia!

quarta-feira, 6 de junho de 2018


NÃO HÁ LUGAR MELHOR DO QUE A NOSSA CASA!

Esta semana pesquisando sobre algo na internet, me deparei com o gif acima! Achei fantástico! E, lembrei que assisti ao clássico filme Mágico de Oz ainda na infância. De todo o longa-metragem a frase que até hoje nunca esqueci é esta descrita acima no título: Não há lugar melhor do que a nossa casa! 
Desde então, fui assistir novamente ao filme para trazer aqui alguns apontamentos que surgiram na minha cachola! Então vamos lá! Doroty era uma menina boa, porém vivia sendo atormentada por uma vizinha que não suportava o seu cachorro totó. Ela achava que ninguém da sua família a entendia, principalmente quando a sua queixa era referente a vizinha má! Ela buscava por aventuras e sonhava com um lugar em que não existisse problemas, pois ela mesma já tinha muitos! Até que, após um tornado alcançar a sua casa, ela vai do Kansas (sua casa) a Oz (terra desconhecida e mágica). E, quando chega a este lugar desconhecido e cheio de aventuras o que ela mais deseja é voltar para casa e para perto de sua família! Parece contraditório! 
Ao meu entender, Doroty percebe que os seus problemas eram nada, perto do que seus novos amigos (homem de lata, espantalho e leão covarde) enfrentavam. O primeiro amigo desejava um coração, o segundo amigo desejava um cérebro e o terceiro amigo, coragem! Nessa aventura vivida na terra de Oz, ela, enfrenta a bruxa má! Outro aprendizado para a menina Doroty; a sua tia vivia falando para ela "enfrentar" a vizinha que não gostava do seu cachorro totó falando diretamente com ela, mas com respeito!
No final da história Doroty descobre, através da bruxa boa do norte  que desde o inicio em que chegou a Oz podia ter voltado para casa! E a menina Doroty questiona porque a bruxa  não havia contado antes. A bruxa responde que não falou, porque ela, Doroty, não acreditaria!
Sendo assim, entendo que podemos extrair algumas lições nesta história: 
  1. Nem sempre aquilo que sonhamos ou imaginamos  é tão bom assim quanto pensamos. O livro de (Isaías 55: 8-9) já nos ensina que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos e melhores do que os nossos! 
  2. Deus usa pessoas para nos orientar, usa os seus profetas, líderes, nossos pais e a sua própria palavra e se preciso for até jumenta usa (Nm 22:23). Logo, acredite, faca prova com Deus através da sua palavra para não ter que ficar andando em círculos, entrar num labirinto, quando o caminho era bem mais curto!
  3. Precisamos aprender a enfrentar nossos gigantes, assim como Doroty teve de aprender a enfrentar a bruxa má.
  4. Sempre vai haver alguém com problemas maiores e mais difíceis de se resolverem dos que o seus! Doroty aprendeu isso!
  5. Dar uma volta lá fora (Egito/mundo) em um lugar diferente que aparentemente parece ser melhor e sem problemas, pode não ser a melhor escolha! A grama do vizinho pode não ser mais verde do que a sua! A igreja do fulano(a) também. A vida de ciclano(a) pode parecer melhor, mas você não sabe as guerras que ele(a) enfrenta!
  6. No final, tudo que você mais pode querer é apenas voltar para casa, para os braços de seu pai, para sua família, para perto das pessoas que realmente sempre te amaram do jeitinho que você é; como na parábola do filho pródigo (Lc 15: 11-32).
  7. Enfim, pense, repense, na sua motivação e propósito, do contrário pode ser vaidade humana ( Ecl 1:2).






MUDANÇA

Aqui em casa, recentemente mudamos a geladeira de lugar para uma pequena reforma. E foi interessante observar como a gente se sente desorientado com a simples mudança de um móvel de lugar; porque a todo momento em que eu ia até a geladeira, eu errava o caminho! Ao invés de me direcionar para o novo lugar em que ela estava posicionada, o meu cérebro automaticamente me levava para o antigo local dela! Logo, eu relembrava a mim mesma que a geladeira foi trocada de lugar e me direcionava a nova localização dela! No início foi difícil, mas, levou apenas questão de dias para eu me adaptar!
Aonde quero chegar com esta história toda? Simples, na nossa casa espiritual acontece da mesma forma! O Espirito Santo vez por outra,     fala aos nossos ouvidos e mente que precisamos mudar alguma coisa e até pede para que joguemos fora aquilo que não é útil e não faz bem para nossa alma!
E aí que entra a luta entre a carne e espírito! Mudar uma atitude que não é legal e não nos faz bem, jogar fora motivações erradas ou com propósitos adulterados dá trabalho! Pode acontecer do tentador te levar ao local antigo das suas motivações e atitudes e te acusar dizendo que você esta no caminho errado, que você esta errando o caminho e consequentemente pecando!
Mas, aí que entra, o seu, o meu o nosso, posicionamento em Cristo! Lembrando e trazendo a memória o sacrifício de Jesus e a remissão dos nossos pecados através do sangue Dele! E, mesmo que a gente erre o alvo; ou seja peque, temos a opção de confessa-los a Cristo e sermos perdoados através do seu sacrifício na cruz do calvário!
Sendo assim, quero dizer que estamos em constante reforma e pequenas mudanças que nos aprimoram e nos fazem ser pessoas melhores e mais parecidas com Jesus!



O CORPO DE CRISTO

TIRADO DO MADEIRO
SEU SANGUE FORA JORRADO
SACRIFÍCIO CONCRETIZADO
EM FINOS PANOS DE LINHO EMBALSAMADO
COM CUIDADO ENROLADO

AO SEPULCRO ENCAMINHADO
TRES DIAS VIGIADO
FORA MALTRATADO
SUAS MÃOS PERFURADAS

MAS ELE MESMO DISSE:
"QUANDO EU MORRER, FAÇAM ISSO EM MEMÓRIA DE MIM
ASSIM: COM PÃO E VINHO!
RELEMBREM A MINHA MORTE!
MAS, CELEBREM A MINHA RESSURREIÇÃO!
COMAM DO PÃO E BEBAM DO VINHO!
LEMBREM DE QUÃO GRANDE FOI O MEU SOFRIMENTO E A MINHA DOR"

"MAS, NÃO FIQUEM TRISTES!!
VOS ENVIAREI OUTRO CONSOLADOR!
E ASSIM, ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS!
ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS
MAS, NÃO ESQUEÇAM:
NOVAMENTE RETORNAREI!!!"




quinta-feira, 10 de maio de 2018



SOBRE SER MÃE!

Estava aqui pensando em escrever sobre o que   é Ser MãeMas, não sei ainda muito bem como fazer isto! Então, a seguir listarei alguns questionamentos!

Ser Mãe Seria:

Passar noites em claro?
 Se preocupar a todo momento se o seu filho(a) está bem? 
 Acordar a noite pra ver se seu/sua bebê está respirando? 
 Não dormir enquanto seu filho(a) não chega?
 Dar broncas? Quando necessário!
 Alimentar? Amamentar? Dar banho? Arrumar? Pentear? Levar e pegar na escola? 
Ter uma gestação de nove, oito, sete, meses ou até menos?
Parir muitos filhos de parto normal ou cesária? 
Ou parir apenas um?
 Ter a gestação perfeita? Ou não?
 Adotar uma criança?
Ver seus cabelos caindo horrores? Barriga cheia de   estrias?
Sentir os incômodos da gestação, a dor do parto normal e cesária? 


Talvez,  dentro deste contexto, a melhor pergunta a me fazer seria: 

Qual a significância de Ser Mãe? 

Então, este texto toma outro rumo, levando em consideração, claro, tudo o já descrevi anteriormente!  Porém, a palavra que me vem a mente sobre a significância de Ser Mae é: 

RENÚNCIA!

Pois, a partir do momento em que uma mulher inicia o processo de gestação, o seu corpo já não  é mais seu! São dos dois! O seu corpo é compartilhado com outro ser vivo, individual, dentro do seu ventre! A partir daí começa o aprendizado de 

RENUNCIAR!  

E, mesmo que esta mulher tenha filho(a)s que não foram gerados do seu ventre, da mesma forma, ela aprende sobre a significância de Ser Mãe e o caminho da


RENÚNCIA!

Abrir mão de um projeto, de um trabalho ou de uma carga horária extensa, entre outos! São tantas renúncias por amor ao outro...; que, minha pequenez inalcança!

Sendo assim, concluo que Ser Mãe é aprender a se doar, pensar menos em si e mais no outro, compartilhar! O egoísmo fica de lado e a compaixão, o amor e a empatia adentram a sua alma de tal forma, que se tornam impossíveis de controlar!
E a você mulher, que ainda não teve a oportunidade de gerar filho(a)s sejam eles do seu ventre, de consideração, de leite, de criação e afins...
Quero te dizer que, se você tem aprendido sobre renunciar, se doar, se compadecer, se colocar no lugar do outro; PARABÉNS, você aprendeu ou está aprendendo sobre a significância de Ser Mãe!

FELIZ DIA DAS MÃES!

sábado, 21 de abril de 2018


MEDOAMOR

MEDO
Paralisa
AMOR
Movimenta
MEDO
Aprisiona
AMOR
Liberta
MEDO
Escravidão
AMOR
Salvação
MEDO
Diminutivo
AMOR
Aumentativo
MEDO
Esflorece
AMOR
Floresce
MEDO
Enfraquece
AMOR
Fortalece
MEDO
Entristece
AMOR
Allégresse
MEDO
Desaquece
AMOR
Aquece
MEDO
Inconstância
AMOR
Constância
MEDO
Envelhece
AMOR
Reverdece
MEDO
Trevas
AMOR
Luz
MEDO
Enrijece
AMOR
Amolece
MEDO
Morte
AMOR
Vida

sábado, 31 de março de 2018


Que AMOR é esse?
Amor que nos constrange

Que AMOR é esse?

Amor Ágape

Que AMOR é esse?
Amor maior que todo o planeta
Que AMOR é esse?
Amor mais garantido do universo
Que AMOR é esse?
Amor que não se espera nada em troca
Que AMOR é esse?
Amor de Pai
Que AMOR é esse?
Amor que foi capaz de doar seu único filho
Que AMOR é esse?
 Amor que se ofereceu como sacrifício
Pra morrer em meu lugar
Que AMOR é esse?
Amor que se conhece por intermédio de Jesus
Que AMOR é esse?

Amor que está disponível a todos
Que querem experimentar!

É só se achegar
A porta está aberta
É só entrar
Estou de braços abertos
Pra te abraçar
O assento continua ali
No mesmo lugar
Converse comigo
Eu quero falar contigo
A dor que você sente
Sei bem como é
Já fui traído,
Humilhado,
Rejeitado,
Esbofeteado,
Cuspido,
Surrado,
Ferido,
Vendido
Minha morte?
 Uma das piores da época
Na cruz
No monte caveira
Gólgota
Tudo isso?
Só por te amar
Meu nome?
Jesus Cristo de Nazaré
Filho do carpinteiro José
Também conhecido como o homem das  mãos furadas
Vem,
Apresente-se a mim

Segure em minhas mãos 
Vivo estou
É só se achegar

sexta-feira, 23 de março de 2018







ALIANÇA
Nesta mesma época do ano, entre os meses de fevereiro e março, já no final do verão e início de outono, tenho o privilegio de apreciar esta beleza da natureza chamado arco-íris. Segundo cientistas ele é inexistente. É apenas uma ilusão de óptica que, para enxergá-lo, depende muito da posição do observador! Ou seja, a luz que é refletida gerando uma explosão de cores não chega a todos os olhares humanos, porque para avistá-lo, o mais importante é o lugar em que se está. 
Vale lembrar que, este fenômeno natural simboliza biblicamente a aliança entre Deus e o homem! Após o dilúvio um pacto foi feito por Deus e Noé ! E, assim ficou acordado e compromissado pelo próprio Deus que, o mesmo jamais extinguiria  a raça humana mandando tanta água! 
No entanto, o propósito de Deus sempre foi formar alianças e relacionamentos. Por isso enviou seu filho Jesus Cristo encarnado. Ele, representa a nova aliança entre Deus Pai e o homem. Porém, para que este compromisso seja validado e selado importa o nossa localização! Termino com a seguinte interrogação: qual tem sido o nosso posicionamento diante da nova aliança?

quinta-feira, 1 de março de 2018

A CAIXA📦 DAS LEMBRANÇAS🎁 
É um lugar que de tempos em tempos podemos visitar. Tais recordações, nem sempre são compatíveis com as expectativas que outrora depositamos. Nela, podemos encontrar sonhos perdidos, amores vividos💕amizades desfeitas, dores e perdas! São etapas da vida, pequenas alegrias, projetos concluídos e com sucesso, superação, aceitação, resiliência, felicidade! Família, cachorro 🐶, filhos, natal 🎅casamento 👰aniversário 🎈viagem formatura; saúde restituída! Todas estas memórias fazem parte de um ☝️ eu, indivíduo, ser único no mundo 🌎 com especificidades privilegiadas das quais somos meros mordomos! Enfim, enquanto há vida, há reinício, há chance de apertar a tecla reset, há novo amanhecer, há brilho ✨ do Sol ☀️ há esperança! Então, que possamos trazer há memória tudo aquilo que pode nos dar esperança 😉
Porém, o mais relevante nisto tudo é que encontramos em Jesus a oportunidade de cura para nossas memórias feridas. Como? trazendo à tona às mesmas. Sim 👍deixando-as serem tocadas. Aviso ⚠️ isto pode causar dor. Confessando-as, renegando-as e deixando o sangue de Jesus Cristo nos banhar por inteiro. No final, declaremos que  temos a mente de Cristo, rejeitemos qualquer tipo de pensamento 💭 que não 👎venha Dele! Afinal, tudo que somos ou poderemos ser começa com pensamento!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PATERNIDADE
Essa imagem muito me toca porque remete à paternidade que é fascinante! Ela é especial! Meu amado pai se foi muito jovem, por isso o sentimento da orfandade me acompanhou por muitos anos! Até que começei a descobrir a paternidade de Deus! E com isso veio a experimentação de proteção, cuidado, carinho, abraço 🤗 afeto e amor. Sim, ainda estou nessa jornada de vivenciar um amor 💖tão grande e inexplicável que me constrange! Realmente o toque mais puro, o lugar e o amor 💕mais seguro do mundo 🌎 estão no Abba! 😉#paternidadededeus

domingo, 25 de fevereiro de 2018


GRATIDÃO
Palavra que venho exercitando todos os dias para que meu estado de espírito, alma e corpo estejam gratos e agradáveis não só pelos bons acontecimentos, mas pelos maus também! E este é o mais difícil porque o dia mau chega pra qualquer ser humano! Porém, se o exercício da gratidão 🙏🏽 já se tornou um estilo de vida ou hábito se torna mais leve administrá-lo! JESUS nos ensina sobre a gratidão na história dos dez leprosos. Somente um ☝🏾 voltou para agradecer e foi exatamente o samaritano, ou seja, aquele que talvez, ninguém esperasse tal atitude! Então, que possamos segurar a oportunidade de expressar gratidão! #sejamosgratos 😉

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Se comparar ou se espelhar?
Já se pegou comparando-se com alguém? Pois é, eu confesso que já! Se comparar só nos leva a buscar diferenças e semelhanças entre dois indivíduos, eu versus outro! Esta atitude de confronto pode nos levar a um caminho nebuloso!
No entanto, na sociedade capitalista à qual fazemos parte, o TER tem sido mais importante que o SER. Diante disto, a tentação do consumo para ostentar salta aos nossos olhos todos os dias através da mídia! O sonho de ter o corpo de(a)....; a casa de(a)...; o cabelo de(a)...; a vida de(a)...; bate a nossa porta diariamente!
Porém, descrevo uma palavra que se encaixa melhor dentro deste contexto; espelhar-se, ou seja, ter como modelo alguém a ser seguido, que por sua vez é respeitado e admirado! Espelhar-se é sinônimo de imitar. Tal termo, remete a passagem bíblica em que Paulo aconselha aos coríntios a imitá-lo como ele à Cristo! (I Co 11:1). Sendo assim, imitemos à Cristo!