NÃO HÁ LUGAR MELHOR DO QUE A NOSSA CASA!
Esta semana pesquisando sobre algo na internet, me deparei com o gif acima! Achei fantástico! E, lembrei que assisti ao clássico filme Mágico de Oz ainda na infância. De todo o longa-metragem a frase que até hoje nunca esqueci é esta descrita acima no título: Não há lugar melhor do que a nossa casa!
Desde então, fui assistir novamente ao filme para trazer aqui alguns apontamentos que surgiram na minha cachola! Então vamos lá! Doroty era uma menina boa, porém vivia sendo atormentada por uma vizinha que não suportava o seu cachorro totó. Ela achava que ninguém da sua família a entendia, principalmente quando a sua queixa era referente a vizinha má! Ela buscava por aventuras e sonhava com um lugar em que não existisse problemas, pois ela mesma já tinha muitos! Até que, após um tornado alcançar a sua casa, ela vai do Kansas (sua casa) a Oz (terra desconhecida e mágica). E, quando chega a este lugar desconhecido e cheio de aventuras o que ela mais deseja é voltar para casa e para perto de sua família! Parece contraditório!
Ao meu entender, Doroty percebe que os seus problemas eram nada, perto do que seus novos amigos (homem de lata, espantalho e leão covarde) enfrentavam. O primeiro amigo desejava um coração, o segundo amigo desejava um cérebro e o terceiro amigo, coragem! Nessa aventura vivida na terra de Oz, ela, enfrenta a bruxa má! Outro aprendizado para a menina Doroty; a sua tia vivia falando para ela "enfrentar" a vizinha que não gostava do seu cachorro totó falando diretamente com ela, mas com respeito!
No final da história Doroty descobre, através da bruxa boa do norte que desde o inicio em que chegou a Oz podia ter voltado para casa! E a menina Doroty questiona porque a bruxa não havia contado antes. A bruxa responde que não falou, porque ela, Doroty, não acreditaria!
Sendo assim, entendo que podemos extrair algumas lições nesta história:
- Nem sempre aquilo que sonhamos ou imaginamos é tão bom assim quanto pensamos. O livro de (Isaías 55: 8-9) já nos ensina que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos e melhores do que os nossos!
- Deus usa pessoas para nos orientar, usa os seus profetas, líderes, nossos pais e a sua própria palavra e se preciso for até jumenta usa (Nm 22:23). Logo, acredite, faca prova com Deus através da sua palavra para não ter que ficar andando em círculos, entrar num labirinto, quando o caminho era bem mais curto!
- Precisamos aprender a enfrentar nossos gigantes, assim como Doroty teve de aprender a enfrentar a bruxa má.
- Sempre vai haver alguém com problemas maiores e mais difíceis de se resolverem dos que o seus! Doroty aprendeu isso!
- Dar uma volta lá fora (Egito/mundo) em um lugar diferente que aparentemente parece ser melhor e sem problemas, pode não ser a melhor escolha! A grama do vizinho pode não ser mais verde do que a sua! A igreja do fulano(a) também. A vida de ciclano(a) pode parecer melhor, mas você não sabe as guerras que ele(a) enfrenta!
- No final, tudo que você mais pode querer é apenas voltar para casa, para os braços de seu pai, para sua família, para perto das pessoas que realmente sempre te amaram do jeitinho que você é; como na parábola do filho pródigo (Lc 15: 11-32).
- Enfim, pense, repense, na sua motivação e propósito, do contrário pode ser vaidade humana ( Ecl 1:2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário