quarta-feira, 6 de junho de 2018


NÃO HÁ LUGAR MELHOR DO QUE A NOSSA CASA!

Esta semana pesquisando sobre algo na internet, me deparei com o gif acima! Achei fantástico! E, lembrei que assisti ao clássico filme Mágico de Oz ainda na infância. De todo o longa-metragem a frase que até hoje nunca esqueci é esta descrita acima no título: Não há lugar melhor do que a nossa casa! 
Desde então, fui assistir novamente ao filme para trazer aqui alguns apontamentos que surgiram na minha cachola! Então vamos lá! Doroty era uma menina boa, porém vivia sendo atormentada por uma vizinha que não suportava o seu cachorro totó. Ela achava que ninguém da sua família a entendia, principalmente quando a sua queixa era referente a vizinha má! Ela buscava por aventuras e sonhava com um lugar em que não existisse problemas, pois ela mesma já tinha muitos! Até que, após um tornado alcançar a sua casa, ela vai do Kansas (sua casa) a Oz (terra desconhecida e mágica). E, quando chega a este lugar desconhecido e cheio de aventuras o que ela mais deseja é voltar para casa e para perto de sua família! Parece contraditório! 
Ao meu entender, Doroty percebe que os seus problemas eram nada, perto do que seus novos amigos (homem de lata, espantalho e leão covarde) enfrentavam. O primeiro amigo desejava um coração, o segundo amigo desejava um cérebro e o terceiro amigo, coragem! Nessa aventura vivida na terra de Oz, ela, enfrenta a bruxa má! Outro aprendizado para a menina Doroty; a sua tia vivia falando para ela "enfrentar" a vizinha que não gostava do seu cachorro totó falando diretamente com ela, mas com respeito!
No final da história Doroty descobre, através da bruxa boa do norte  que desde o inicio em que chegou a Oz podia ter voltado para casa! E a menina Doroty questiona porque a bruxa  não havia contado antes. A bruxa responde que não falou, porque ela, Doroty, não acreditaria!
Sendo assim, entendo que podemos extrair algumas lições nesta história: 
  1. Nem sempre aquilo que sonhamos ou imaginamos  é tão bom assim quanto pensamos. O livro de (Isaías 55: 8-9) já nos ensina que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos e melhores do que os nossos! 
  2. Deus usa pessoas para nos orientar, usa os seus profetas, líderes, nossos pais e a sua própria palavra e se preciso for até jumenta usa (Nm 22:23). Logo, acredite, faca prova com Deus através da sua palavra para não ter que ficar andando em círculos, entrar num labirinto, quando o caminho era bem mais curto!
  3. Precisamos aprender a enfrentar nossos gigantes, assim como Doroty teve de aprender a enfrentar a bruxa má.
  4. Sempre vai haver alguém com problemas maiores e mais difíceis de se resolverem dos que o seus! Doroty aprendeu isso!
  5. Dar uma volta lá fora (Egito/mundo) em um lugar diferente que aparentemente parece ser melhor e sem problemas, pode não ser a melhor escolha! A grama do vizinho pode não ser mais verde do que a sua! A igreja do fulano(a) também. A vida de ciclano(a) pode parecer melhor, mas você não sabe as guerras que ele(a) enfrenta!
  6. No final, tudo que você mais pode querer é apenas voltar para casa, para os braços de seu pai, para sua família, para perto das pessoas que realmente sempre te amaram do jeitinho que você é; como na parábola do filho pródigo (Lc 15: 11-32).
  7. Enfim, pense, repense, na sua motivação e propósito, do contrário pode ser vaidade humana ( Ecl 1:2).






MUDANÇA

Aqui em casa, recentemente mudamos a geladeira de lugar para uma pequena reforma. E foi interessante observar como a gente se sente desorientado com a simples mudança de um móvel de lugar; porque a todo momento em que eu ia até a geladeira, eu errava o caminho! Ao invés de me direcionar para o novo lugar em que ela estava posicionada, o meu cérebro automaticamente me levava para o antigo local dela! Logo, eu relembrava a mim mesma que a geladeira foi trocada de lugar e me direcionava a nova localização dela! No início foi difícil, mas, levou apenas questão de dias para eu me adaptar!
Aonde quero chegar com esta história toda? Simples, na nossa casa espiritual acontece da mesma forma! O Espirito Santo vez por outra,     fala aos nossos ouvidos e mente que precisamos mudar alguma coisa e até pede para que joguemos fora aquilo que não é útil e não faz bem para nossa alma!
E aí que entra a luta entre a carne e espírito! Mudar uma atitude que não é legal e não nos faz bem, jogar fora motivações erradas ou com propósitos adulterados dá trabalho! Pode acontecer do tentador te levar ao local antigo das suas motivações e atitudes e te acusar dizendo que você esta no caminho errado, que você esta errando o caminho e consequentemente pecando!
Mas, aí que entra, o seu, o meu o nosso, posicionamento em Cristo! Lembrando e trazendo a memória o sacrifício de Jesus e a remissão dos nossos pecados através do sangue Dele! E, mesmo que a gente erre o alvo; ou seja peque, temos a opção de confessa-los a Cristo e sermos perdoados através do seu sacrifício na cruz do calvário!
Sendo assim, quero dizer que estamos em constante reforma e pequenas mudanças que nos aprimoram e nos fazem ser pessoas melhores e mais parecidas com Jesus!



O CORPO DE CRISTO

TIRADO DO MADEIRO
SEU SANGUE FORA JORRADO
SACRIFÍCIO CONCRETIZADO
EM FINOS PANOS DE LINHO EMBALSAMADO
COM CUIDADO ENROLADO

AO SEPULCRO ENCAMINHADO
TRES DIAS VIGIADO
FORA MALTRATADO
SUAS MÃOS PERFURADAS

MAS ELE MESMO DISSE:
"QUANDO EU MORRER, FAÇAM ISSO EM MEMÓRIA DE MIM
ASSIM: COM PÃO E VINHO!
RELEMBREM A MINHA MORTE!
MAS, CELEBREM A MINHA RESSURREIÇÃO!
COMAM DO PÃO E BEBAM DO VINHO!
LEMBREM DE QUÃO GRANDE FOI O MEU SOFRIMENTO E A MINHA DOR"

"MAS, NÃO FIQUEM TRISTES!!
VOS ENVIAREI OUTRO CONSOLADOR!
E ASSIM, ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS!
ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS
MAS, NÃO ESQUEÇAM:
NOVAMENTE RETORNAREI!!!"