terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O sonho da maternidade!



Era uma manhã de Setembro, o sol brilhava como na primavera! E eu me sentia tão cansada! Nem podia imaginar o que estava por vir! Fomos à maternidade por conta do inchaço nas pernas e pés. A minha pressão estava oscilando! Quando fui atendida pela médica ela começou a me fazer mil perguntas e em seguida pediu para eu aguardar na sala ao lado! Eu me deitei na maca e uma equipe médica começou a conversar comigo, tentando me distrair. 

Naquele momento, mesmo me sentindo exausta, percebi que alguma coisa estava acontecendo. No  exame, o bebê não se mexia, não dava sinal de vida! Eu falei para a médica que me examinava, que a criança havia se mexido no dia anterior. Então, ela tentava, tentava, e tentava e nada do Nathan se mexer!! Pelo resultado do exame de urina a enfermeira comentou: É HEllP!!! Eu não fazia ideia do que ela falava! Meu esposo foi chamado à sala e orientado pela médica. Na sequencia, ela se dirigiu a mim e disse: Vou ter que interromper a gestação!

Eu não tive tempo de reagir! Estava com trinta e quatro semanas! Somente o meu espírito podia clamar, pois, os meus pensamentos estavam embaçados. Mas, como o Pai cuida de seus filhos, ela já havia me preparado, espiritualmente falando, para este momento. Quando desejei ser mãe e coloquei o meu desejo diante do Pai, o mesmo começou a me dar uma sequencia de sonhos que não faziam sentido pra mim, naquele, momento!! Então, as minhas orações se tornaram mais intensas, juntamente com o meu devocional diário! O Pai também falou ao meu coração uma frase que faz todo sentido hoje, depois do ocorrido: "Não crie expectativas"!! Ou seja, não crie expectativas quanto à equipe médica que vai fazer o seu parto, não crie expectativas quanto ao hospital em que vai ser atendida, não crie expectativas quanto ao plano de saúde, não crie expectativas quanto ao tipo de parto (natural, cesária ou normal), não crie expectativas quanto ao book gestante, ao registro do parto (fotos, filmagem), muito menos a foto formal tirada na saída da maternidade!

Sim, gostaria de ter os registros do parto e a formal foto tirada na saída da maternidade com meu bebê! Mas, isso, são apenas detalhes! O mais importante é que sobrevivemos e hoje estamos aqui, para contar essa história que enaltece o nome do Senhor Jesus! Foi um milagre sim! Poderíamos não termos sobrevivido, tanto eu, quanto o meu bebê!! Ele ficou internado, na incubadora durante quinze dias! Eu, ao todo foram trinta e nove dias, parece pouco? Não, pra mim pareceu um eternidade! Foram muitos exames diários. Tratamentos para curar uma bactéria resistente no pulmão, diálise, entubamento, coma induzido, transfusão de sangue e três cirurgias! Foi uma batalha que não enfrentei sozinha. Minha família, amigos e congregação estavam orando incansavelmente por mim e meu bebê! Por isso, a importância de se congregar, pois, somos um só corpo em Cristo! Sou grata ao Pai por tudo!

 

PS: A síndrome Hellp é uma das complicações obstétricas mais temidas e perigosas, colocando em risco tanto a vida da mãe quanto a do bebê.

 

Enfim, agradeço a todo(as) que intercederam por mim e minha família! Que o Eterno possa recompensá-los ricamente!

domingo, 14 de abril de 2019




O Astro Sol

Uma explosão de cores no céu, em algum lugar deste planeta, que pode representar e remeter a diversos pensamentos e sentimentos! Para alguns, significar nada; é nada; é simplesmente um por do sol ou quem sabe o nascer dele! Para outros, pode significar, luz, calor, beleza, encanto, esperança e recomeço. Retomada de onde parou, retorno ao lugar esquecido ou abstraído! 
Diz a historia que o menino queria descobrir como era o nascer do sol em diversos lugares do mundo! Economizou e partiu em direção aos cinco continentes. Resumindo, concluiu que, de todos os locais em que o observou  ele é o mesmo. É igual para todos, sem importar, a classe social, a cor, a profissão etc. Como diz o jargão "O sol nasce/brilha para todos".
Sendo assim, te convido a espiar mais essa estrela que está todos os dias disponível a nós!
E aí, consegue definir se a imagem é de um nascer ou de um por do sol? Difícil diferenciar né?

quarta-feira, 11 de julho de 2018


OS OLHOS DE LIA!

Ah, os olhos de Lia! 
Eram meigos e sem brilho, 
Só enxergavam desprezo e agonia.
Ah, os olhos de Lia!
Procuravam amor, 
Procuravam atenção, 
Procuravam afeto,
 Que ela imaginava, 
Que receberia.
Ah, os olhos de Lia!
Só viam Raquel, 
Só viam Jacó,
Só viam desprezo e agonia.
Ah, os olhos de Lia!
Expressavam carência, 
Expressavam insegurança, 
Expressavam inveja e melancolia.
Ah, os olhos de Lia!
Estavam turvos, 
Estavam enegrecidos, 
Estavam enevoados, 
Estavam embaciados,
Estavam vidrados, 
No amor,
Que Raquel, recebia.
Ah, os olhos de Lia!
Comparados ao de Raquel,
Sequer sobressaíam.
E esta era a questão,
A tal da comparação.
Lia só via Raquel,
Lia só via Jacó,
Lia se permitia, 
Se sentir inferior.
Seus olhos escamados,
 impossibilitados,
 a impediam de enxergar,
 a plenitude,
 das suas sete,
 gestações.
Ah, os olhos de Lia!
Se eles abrirem,
Se eles descamassem,
Se eles iluminassem,
Veriam cor,
Veriam luz,
Veriam brilho,
Em seu mundo, 
INCOLOR
Ah, os olhos de Lia!
Se eles abrirem,
Se eles descamassem,
Se eles iluminassem,
Veriam o
AMOR
De Deus Pai
Veriam o plano perfeito,
Veriam um projeto magnífico,
Veriam além do seu mundinho,
Veriam gerações,
Veriam sacerdotes e reis
Veriam a benção,
Veriam a prosperidade
Veriam 
JESUS
E ficariam em paz!
Ah, os olhos de Lia!

quarta-feira, 6 de junho de 2018


NÃO HÁ LUGAR MELHOR DO QUE A NOSSA CASA!

Esta semana pesquisando sobre algo na internet, me deparei com o gif acima! Achei fantástico! E, lembrei que assisti ao clássico filme Mágico de Oz ainda na infância. De todo o longa-metragem a frase que até hoje nunca esqueci é esta descrita acima no título: Não há lugar melhor do que a nossa casa! 
Desde então, fui assistir novamente ao filme para trazer aqui alguns apontamentos que surgiram na minha cachola! Então vamos lá! Doroty era uma menina boa, porém vivia sendo atormentada por uma vizinha que não suportava o seu cachorro totó. Ela achava que ninguém da sua família a entendia, principalmente quando a sua queixa era referente a vizinha má! Ela buscava por aventuras e sonhava com um lugar em que não existisse problemas, pois ela mesma já tinha muitos! Até que, após um tornado alcançar a sua casa, ela vai do Kansas (sua casa) a Oz (terra desconhecida e mágica). E, quando chega a este lugar desconhecido e cheio de aventuras o que ela mais deseja é voltar para casa e para perto de sua família! Parece contraditório! 
Ao meu entender, Doroty percebe que os seus problemas eram nada, perto do que seus novos amigos (homem de lata, espantalho e leão covarde) enfrentavam. O primeiro amigo desejava um coração, o segundo amigo desejava um cérebro e o terceiro amigo, coragem! Nessa aventura vivida na terra de Oz, ela, enfrenta a bruxa má! Outro aprendizado para a menina Doroty; a sua tia vivia falando para ela "enfrentar" a vizinha que não gostava do seu cachorro totó falando diretamente com ela, mas com respeito!
No final da história Doroty descobre, através da bruxa boa do norte  que desde o inicio em que chegou a Oz podia ter voltado para casa! E a menina Doroty questiona porque a bruxa  não havia contado antes. A bruxa responde que não falou, porque ela, Doroty, não acreditaria!
Sendo assim, entendo que podemos extrair algumas lições nesta história: 
  1. Nem sempre aquilo que sonhamos ou imaginamos  é tão bom assim quanto pensamos. O livro de (Isaías 55: 8-9) já nos ensina que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos e melhores do que os nossos! 
  2. Deus usa pessoas para nos orientar, usa os seus profetas, líderes, nossos pais e a sua própria palavra e se preciso for até jumenta usa (Nm 22:23). Logo, acredite, faca prova com Deus através da sua palavra para não ter que ficar andando em círculos, entrar num labirinto, quando o caminho era bem mais curto!
  3. Precisamos aprender a enfrentar nossos gigantes, assim como Doroty teve de aprender a enfrentar a bruxa má.
  4. Sempre vai haver alguém com problemas maiores e mais difíceis de se resolverem dos que o seus! Doroty aprendeu isso!
  5. Dar uma volta lá fora (Egito/mundo) em um lugar diferente que aparentemente parece ser melhor e sem problemas, pode não ser a melhor escolha! A grama do vizinho pode não ser mais verde do que a sua! A igreja do fulano(a) também. A vida de ciclano(a) pode parecer melhor, mas você não sabe as guerras que ele(a) enfrenta!
  6. No final, tudo que você mais pode querer é apenas voltar para casa, para os braços de seu pai, para sua família, para perto das pessoas que realmente sempre te amaram do jeitinho que você é; como na parábola do filho pródigo (Lc 15: 11-32).
  7. Enfim, pense, repense, na sua motivação e propósito, do contrário pode ser vaidade humana ( Ecl 1:2).






MUDANÇA

Aqui em casa, recentemente mudamos a geladeira de lugar para uma pequena reforma. E foi interessante observar como a gente se sente desorientado com a simples mudança de um móvel de lugar; porque a todo momento em que eu ia até a geladeira, eu errava o caminho! Ao invés de me direcionar para o novo lugar em que ela estava posicionada, o meu cérebro automaticamente me levava para o antigo local dela! Logo, eu relembrava a mim mesma que a geladeira foi trocada de lugar e me direcionava a nova localização dela! No início foi difícil, mas, levou apenas questão de dias para eu me adaptar!
Aonde quero chegar com esta história toda? Simples, na nossa casa espiritual acontece da mesma forma! O Espirito Santo vez por outra,     fala aos nossos ouvidos e mente que precisamos mudar alguma coisa e até pede para que joguemos fora aquilo que não é útil e não faz bem para nossa alma!
E aí que entra a luta entre a carne e espírito! Mudar uma atitude que não é legal e não nos faz bem, jogar fora motivações erradas ou com propósitos adulterados dá trabalho! Pode acontecer do tentador te levar ao local antigo das suas motivações e atitudes e te acusar dizendo que você esta no caminho errado, que você esta errando o caminho e consequentemente pecando!
Mas, aí que entra, o seu, o meu o nosso, posicionamento em Cristo! Lembrando e trazendo a memória o sacrifício de Jesus e a remissão dos nossos pecados através do sangue Dele! E, mesmo que a gente erre o alvo; ou seja peque, temos a opção de confessa-los a Cristo e sermos perdoados através do seu sacrifício na cruz do calvário!
Sendo assim, quero dizer que estamos em constante reforma e pequenas mudanças que nos aprimoram e nos fazem ser pessoas melhores e mais parecidas com Jesus!



O CORPO DE CRISTO

TIRADO DO MADEIRO
SEU SANGUE FORA JORRADO
SACRIFÍCIO CONCRETIZADO
EM FINOS PANOS DE LINHO EMBALSAMADO
COM CUIDADO ENROLADO

AO SEPULCRO ENCAMINHADO
TRES DIAS VIGIADO
FORA MALTRATADO
SUAS MÃOS PERFURADAS

MAS ELE MESMO DISSE:
"QUANDO EU MORRER, FAÇAM ISSO EM MEMÓRIA DE MIM
ASSIM: COM PÃO E VINHO!
RELEMBREM A MINHA MORTE!
MAS, CELEBREM A MINHA RESSURREIÇÃO!
COMAM DO PÃO E BEBAM DO VINHO!
LEMBREM DE QUÃO GRANDE FOI O MEU SOFRIMENTO E A MINHA DOR"

"MAS, NÃO FIQUEM TRISTES!!
VOS ENVIAREI OUTRO CONSOLADOR!
E ASSIM, ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS!
ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS
MAS, NÃO ESQUEÇAM:
NOVAMENTE RETORNAREI!!!"




quinta-feira, 10 de maio de 2018



SOBRE SER MÃE!

Estava aqui pensando em escrever sobre o que   é Ser MãeMas, não sei ainda muito bem como fazer isto! Então, a seguir listarei alguns questionamentos!

Ser Mãe Seria:

Passar noites em claro?
 Se preocupar a todo momento se o seu filho(a) está bem? 
 Acordar a noite pra ver se seu/sua bebê está respirando? 
 Não dormir enquanto seu filho(a) não chega?
 Dar broncas? Quando necessário!
 Alimentar? Amamentar? Dar banho? Arrumar? Pentear? Levar e pegar na escola? 
Ter uma gestação de nove, oito, sete, meses ou até menos?
Parir muitos filhos de parto normal ou cesária? 
Ou parir apenas um?
 Ter a gestação perfeita? Ou não?
 Adotar uma criança?
Ver seus cabelos caindo horrores? Barriga cheia de   estrias?
Sentir os incômodos da gestação, a dor do parto normal e cesária? 


Talvez,  dentro deste contexto, a melhor pergunta a me fazer seria: 

Qual a significância de Ser Mãe? 

Então, este texto toma outro rumo, levando em consideração, claro, tudo o já descrevi anteriormente!  Porém, a palavra que me vem a mente sobre a significância de Ser Mae é: 

RENÚNCIA!

Pois, a partir do momento em que uma mulher inicia o processo de gestação, o seu corpo já não  é mais seu! São dos dois! O seu corpo é compartilhado com outro ser vivo, individual, dentro do seu ventre! A partir daí começa o aprendizado de 

RENUNCIAR!  

E, mesmo que esta mulher tenha filho(a)s que não foram gerados do seu ventre, da mesma forma, ela aprende sobre a significância de Ser Mãe e o caminho da


RENÚNCIA!

Abrir mão de um projeto, de um trabalho ou de uma carga horária extensa, entre outos! São tantas renúncias por amor ao outro...; que, minha pequenez inalcança!

Sendo assim, concluo que Ser Mãe é aprender a se doar, pensar menos em si e mais no outro, compartilhar! O egoísmo fica de lado e a compaixão, o amor e a empatia adentram a sua alma de tal forma, que se tornam impossíveis de controlar!
E a você mulher, que ainda não teve a oportunidade de gerar filho(a)s sejam eles do seu ventre, de consideração, de leite, de criação e afins...
Quero te dizer que, se você tem aprendido sobre renunciar, se doar, se compadecer, se colocar no lugar do outro; PARABÉNS, você aprendeu ou está aprendendo sobre a significância de Ser Mãe!

FELIZ DIA DAS MÃES!